30 março 2010

VESTIBULAR 2010 - UFPB

No vestibular, 50% das vagas são destinadas a professores da rede pública (em que os candidatos precisam comprovar o vínculo com a rede pública de ensino) e 50% para demanda social, destinadas a qualquer candidato que tenha concluído do ensino médio ou equivalente. A classificação para cada grupo depende da média obtida pelo candidato. (Veja a seguir o quadro de vagas por curso, pólo e grupo).

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no período de 13 a 25 de abril de 2010 no seguinte endereço www.coperve.ufpb.br.

Se você não tiver acesso a Internet poderá fazer sua inscrição utilizando o computador do Pólo de Apoio Presencial de seu município. O Coordenador do Pólo poderá orientá-lo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Documentos:

Formação Continuada em EAD/UFRPE - 2010

A Coordenação EAD/UFRPE realizou na cidade do Recife nos dias 26, 27 e 28 de março/2010, o evento de Formação Continuada em EAD. O objetivo deste evento, além de promover o encontro de todos os polos, foi socializar experiências e incentivar reflexões sobre a prática em Educação a Distância. O Polo Limoeiro, além de participar registrou o acontecimento:






22 março 2010

RESULTADO DOS CLASSIFICADOS ENEM 2010 - UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco divulga resultado da seleção para o ingresso nos cursos a distância ofertados nesta Universidade, segundo o Edital nº 03/10-PREG .



Documentos necessários para matrícula:
1 - Cópia legível e autenticada de:
Identidade e CPF do candidato, obrigatoriamente;
Título de Eleitor e quitação com o Serviço Eleitoral (maiores de 18 anos - no último turno de votação), ou protocolo do Cartório Eleitoral;
Quitação com o Serviço Militar ou comprovante de Alistamento;
Certidão de nascimento ou de casamento.
2 - Uma (1) fotografia 3x4
3 - Original e cópia legível e autenticada do(s) documento(s) a seguir indicado(s):
Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Certidão de Exame Supletivo do Ensino Médio;
E Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente.

Cursos Ofertados

Bacharelado em Sistemas de Informação

- Ipojuca
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)

Licenciatura em Computação

- Ipojuca
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)
- Limoeiro
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)
- Nazaré da Mata
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)
- Olinda
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)
- Petrolina
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)


Bacharelado em Administração Pública

- Carpina
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)
- Jaboatão dos Guararapes
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)
- Limoeiro
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)
- Recife
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)


Licenciatura em História

- Carpina
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)


Licenciatura em Língua Portuguesa

- Pesqueira
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)


Licenciatura em Artes Visuais Digitais

- Carpina
* Lista de Espera (Data de divulgação: 23/03/2010)

Datas Importantes
Data da divulgação do resultado: 22 de março de 2010
Data da matrícula: 25 a 29 de março de 2010
Período de Matrícula para Retardatários: 30 a 31 de Março de 2010
Data da Divulgação da Segunda Chamada: 05 de Abril de 2010
Período de Matrícula da Segunda Chamada: 07 e 08 de Abril de 2010
Início das Aulas:10 de Abril de 2010

ead ufrpe © 2010. todos os direitos reservados

15 março 2010

Vestibular 2010 - EaD

Em março será publicado o edital de seleção para o vestibular de EaD do IFPE. A novidade nos cursos superiores veteranos Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Gestão Ambiental é a oferta, também, no polo de Limoeiro. Além desses cursos será oferecido o curso de Licenciatura em Geografia em 5 novos polos: Sertânia, Águas Belas, Carpina, Gravatá e Palmares. Com relação aos cursos técnicos a novidade é a oferta do Curso Técnico Informática para Internet nos polos de São José do Egito, Serra Talhada, Caruaru e St. Cruz do Capibaribe e de Manutenção e Suporte em Informática nos polos de Recife e Bom Jardim, que substituirá a oferta dos polos de Paudalho e Belém de Maria, respectivamente.

Fonte: IFPE Virtual

11 março 2010

Contabilidade é a nova proposta de curso de graduação da UAB

Mais uma graduação pode integrar a oferta de cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em reunião ocorrida no dia 8 de março, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, coordenadores UAB e técnicos da Capes decidiram criar o curso de graduação em contabilidade na modalidade de ensino a distância.
Para isso, criaram um grupo de trabalho no ambiente virtual de aprendizagem da UAB (Atuab) para elaborar o projeto pedagógico do curso. Após definir um cronograma de atividades, o grupo confeccionará o projeto em si, por meio do Atuab e em encontros presenciais. O projeto pedagógico fica pronto em maio, quando será enviado às universidades e institutos federais para validação da proposta.
Participaram do encontro representantes das universidades federais do Espírito Santo (Ufes), de Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE), do Paraná (UFPR), de Santa Catarina (UFSC), Federal do Amazonas (UFAM), do Rio de Janeiro (UFRJ), da Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP).
08_03_10_ReuniaoUAB_CursoContabilidade
Representantes de instituições discutiram o novo curso da UAB (Foto: ACS/Capes)

Curso
O curso pretende estender a formação aos municípios brasileiros que não possuem educação superior na área, e formar profissionais que atuem nas administrações municipais. Entretanto, não está definido se o curso vai ser voltado para o setor público. "Esta questão está na pauta de discussão do projeto pedagógico", diz a coordenadora-geral de Articulação Acadêmica da Capes, Nara Pimentel.
A iniciativa de criação do curso vai ao encontro das intenções de muitas instituições, UFPE. Segundo a professora Cacilda Andrade, a universidade já pretendia implementar uma versão a distância do programa Contabilizando o Sucesso, em colaboração com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "Nosso objetivo de realizar esta formação a distância estará completo com a oferta de uma graduação", afirma Cacilda, que também é coordenadora de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco.
(Assessoria de Comunicação da Capes)

10 março 2010

MEC divulga resultado com os aprovados na segunda etapa do ProUni

No total, houve mais de 355 mil inscrições nesta etapa; foram oferecidas 85.155 bolsas de estudo

Fonte: G1
O Ministério da Educação (MEC) já está divulgando, desde 6h desta quarta-feira (10), o resultado da segunda etapa de inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni). No total, foram recebidas 355.288 inscrições. Os candidatos devem acessar o site do ProUni.

Quem tiver sido pré-selecionado precisará comparecer, até sexta-feira (12), na instituição de ensino onde pretende estudar e comprovar as informações declaradas na inscrição. A instituição poderá ainda aplicar um processo seletivo próprio.

Ao entregar a documentação, o candidato receberá o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni. No entanto, pode acontecer de, eventualmente, outro documento ser exigido.

Nesta etapa, foram oferecidas 85.155 bolsas de estudo, sendo 34.661 bolsas integrais e 50.494 bolsas parciais – de 50% da mensalidade – em 1,4 mil instituições de ensino superior. Participaram do ProUni estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009.

07 março 2010

08 de Março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MEC define esta semana se nova edição do Enem será realizada em abril

O ministro da Educação, Fernando Haddad, prometeu que esta semana definirá se uma nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada este semestre, embora a possibilidade de que a avaliação aconteça nos próximos meses seja remota. Vestibulandos, professores, diretores de escolas e pais dos estudantes estão ansiosos para saber isso. Em meio à dúvida, uma certeza: a próxima avaliação, seja em abril (como estava inicialmente prevista) ou no segundo semestre (como sempre ocorreu) carece de ajustes essenciais para evitar as dezenas de atropelos que marcaram o exame realizado ano passado.

A tentativa de substituir o velho modelo de vestibular por uma maneira mais justa de ingresso no ensino superior mostrou-se confusa do começo ao fim. Os feras foram surpreendidos pelas mudanças anunciadas tardiamente, quase na metade do ano letivo. Agora, vivem novamente a angústia da falta de informação. Para piorar, a instituição pública mais concorrida do Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também não decidiu ainda se manterá o Enem como substituto da primeira fase do vestibular. Os feras têm pressa. Com o início do ano letivo, amanhã, espera-se que o reitor Amaro Lins chame rapidamente o conselho universitário para discutir o assunto.

06 março 2010

Candidatos que não foram selecionados podem fazer parte de lista de espera

Foi divulgada nesta sexta-feira, 5, a lista de aprovados na terceira etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foram aprovados 21.457 candidatos, que têm o prazo de 9 a 12 de março para efetuar a matrícula na instituição de ensino.

Os candidatos não selecionados poderão confirmar no sistema se desejam fazer parte da lista de espera do curso para o qual se inscreveram. A confirmação do estudante deve ser feita durante o período de matrículas, entre os dias 9 e 12 de março.

A partir de 14 de março, o Ministério da Educação informará, por meio do boletim individual do aluno, se ele foi classificado para a lista de espera. Os candidatos classificados terão os dias 15 e 16 de março para efetuar a matrícula na instituição.

A partir dessa chamada, encerra-se o processo do Sisu e, caso ainda existam vagas disponíveis, a própria instituição publicará edital próprio informando como será feita a ocupação das vagas.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Mec

País cumpre só 1/3 das metas para a educação

Levantamento Ministério da Educação sobre a última década revela que só 33% das 294 metas do Plano Nacional de Educação, criado por lei em 2001, foram cumpridas, segundo reportagem desta quarta-feira (3) da Folha de São Paulo.

O estudo, que abrange o período de 2001 a 2008, aponta ainda alta repetência, baixa taxa de universitários - apesar dos programas criados nos últimos anos - e acesso à educação infantil longe do proposto.

Criado para implantar políticas educacionais que sobrevivam a trocas de governo, o plano atribui metas a União, Estados e municípios. Muitas delas não têm indicador que permita acompanhar sua execução.

O governo Lula disse que o relatório é preliminar, prometeu dobrar o atendimento de crianças em creches e citou avanços em indicadores dos ensinos fundamental e médio.

Fonte: jconline