03 setembro 2009

UFPE é a melhor instituição pública de ensino superior do Norte e Nordeste

03/09/2009 | 18h02 | Indicador MEC

UFPE é a melhor instituição pública de ensino superior do Norte e Nordeste

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está no topo do ranking das melhores instituições públicas de ensino superior do Norte e Nordeste do país. A instituição de ensino pernambucana foi a que apresentou melhor resultado do Índice Geral de Cursos, indicador de qualidade do Ministério da Educação.

Quando a pesquisa inclui as faculdades privadas, a UFPE fica em segundo lugar na lista de classificação. A nota atingida pela UFPE foi 347 (faixa 4). Quando consideradas apenas as universidades, a UFPE ficou no 19º lugar, melhorando sua colocação em relação ao ano passado, quando ocupou a 22ª colocação.


A pró-reitora para Assuntos Acadêmicos da UFPE, Ana Cabral, avaliou o resultado como satisfatório, já que a instituição faz parte do seleto grupo de 5% das universidades brasileiras consideradas boas. Apesar desse desempenho, o objetivo é avançar ainda mais na qualidade do ensino oferecido à sociedade.

De acordo com a UFPE, os Índices Gerais de Cursos (IGC), referentes a 2001 instituições de ensino superior – universidades, centros universitários e faculdades do País – foram divulgados na segunda-feira (31) pelo Ministério da Educação. O IGC é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Reúne num único instrumento a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC foi criado em 2008, sendo o resultado final expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR