05 outubro 2009

Trajeto Profissional - Os caminhos do ensino superior

Publicado em 05.10.2009, às 17h32 - Fonte: http://jc.uol.com.br/index.php

Escolher o que se deseja ser no futuro não significa descobrir uma vocação. Um projeto profissional exige identificar aptidões, interesses, capacidades e dificuldades e, além disso, fazer uma análise de modo articulado a dados consistentes sobre as profissões e o mercado. Também demanda uma definição consciente do percurso para conquista do futuro almejado. Num mundo marcado pela grande circulação de informação, muitas vezes, o jovem que está diante da escolha profissional desconhece as possibilidades de formação. É necessário investigar para não trilhar rotas equivocadas. (VER MATÉRIA COMPLETA CLIQUE AQUI)

EDUCAÇÃO - Escolas técnicas francesas pagam por comparecimento de alunos

Publicado em 05.10.2009, às 10h41 - pelo http://jc.uol.com.br/index.php
Para lutar contra a evasão escolar, alguns estabelecimentos técnicos de ensino na França decidiram "pagar" os alunos para assistir às aulas e oferecer até ingressos de futebol. A partir desta segunda-feira (5), três escolas nos arredores de Paris oferecem prêmios de até 10 mil euros (cerca de R$ 26 mil) para a classe que menos faltar às aulas.
A iniciativa para estimular a assiduidade nessas escolas, tomada pelo secretário francês para a Juventude, Martin Hirsch, vem provocando grande polêmica no país e está sendo criticada por representantes de pais de alunos e até por membros do próprio governo.
A ministra do Ensino Superior, Valérie Pecresse, declarou no domingo que "a assiduidade é o primeiro dever de um aluno". A ministra, que afirma não ter soluções imediatas para o problema de alunos que faltam às aulas, questiona se "é preciso pagar um adolescente para que ele faça sua obrigação".
O índice de alunos que faltam regularmente aos cursos é de 11%, em média, na França. Em escolas profissionalizantes, esse número pode ser ainda mais elevado e atingir até 80%, segundo Hirsch.