18 janeiro 2011

18 de Janeiro: Dia Internacional do Riso

Não por um acaso, diz-se popularmente que rir é o melhor remédio. Essa afirmação deve-se, provavelmente, ao fato de que o riso, além de exercitar os músculos faciais, contribui, em certos casos, para a melhoria da saúde.
Um caso conhecido é o do jornalista americano Norman Cousin que, na década de 1960, decidiu se tratar de uma doença grave através da terapia do riso e, com o auxílio do otimismo e do bom humor, conseguiu se recuperar. Atualmente, já se sabe que o riso não só estimula as funções do coração como também fortalece o sistema imunológico e libera endorfinas que combatem a dor.
Além disso, a risoterapia é muito importante para a melhoria de fatores como crescimento pessoal, a autoestima e a confiança.
Devido a tantos benefícios através de um ato tão simples, no dia 18 de janeiro comemora-se o Dia Internacional do Riso. Sorria e se deixe levar pelas boas vibrações que um sorriso traz!

Das consequências positivas do riso, podem ser mencionadas:

Cérebro: o hipotálamo, centro de controle situado na base do cérebro, libera do organismo endorfina, com propriedades analgésicas e calmantes.
Nariz e garganta: o ar proveniente dos pulmões bate nas cordas vocais, que emitem sons incoerentes. As glândulas salivares e lacrimais aceleram sua produção e se descontrolam.
Rosto: os músculos do rosto se contraem, especialmente o risório e o zigomárico. A tensão deste último pode dar uma aparência enganosa de sofrimento.
Coração: bate mais rápido. Após terem se estreitado, as artérias se dilatam, provocando uma sensação de bem-estar.
Tórax: os pulmões expelem enormes quantidades de ar, a grande velocidade. O diafragma se move, provocando fortes espasmos respiratórios em toda a caixa torácica.
Ventre: os músculos abdominais se contraem com força, o que é bom para a vesícula. As vezes, o esfincter se relaxa, ocasionando uma desagradável incontinência urinária.
Pernas: os músculos se relaxam e a pessoa se curva de tanto rir.
Pés: até os dedos dos pés se agitam.

Rir ainda é o melhor remédio!

Mec prorroga inscrições do Sisu até a próxima quinta-feira (20/01)

17 de janeiro de 2011


Por força de decisão judicial, a reserva de vagas para estudantes originários da escola pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), antes restrita aos alunos daquele estado, foi estendida aos da rede pública de todo o país. A direção da UFRJ decidiu não recorrer e cumprir integralmente o que determina a Justiça.

A decisão judicial determina, ainda, que o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação seja estendido. Em função disso, o MEC decidiu prorrogar as inscrições do Sisu até a próxima quinta-feira (20/01), às 23h59 (horário de Brasília).