03 setembro 2011

03/09 - Dia do Biólogo




Vida, o que é? Dizem que a existência de vida na terra começou depois de uma explosão e, com ela, surgiram os dinossauros e todas as espécies de vida que conhecemos. Conceitos e excessos de opiniões à parte, não conseguimos definir o que é a vida tamanho o significado dessa palavra na nossa vã filosofia. Todavia, para estudar a vida nas suas mais variadas formas foram criadas as Ciências Biológicas.


Segundo o Conselho Federal de Biologia (CFBio),  a profissão de biólogo está regulamentada no Brasil por meio da Lei 6.684, de 3 de setembro de 1979, que foi alterada pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982 e regulamentada pelo Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983, no que se refere ao uso de suas atribuições legais e regimentais. O profissional em Biologia tem amplas possibilidades de atuação podendo ser professor, consultor, administrador de reservas e estações biológicas, curador de acervos biológicos, diretor de
museus, pesquisador nos diversos campos da ciência entre outras ações. 



O biólogo tem sua formação fundamentada no conhecimento da diversidade dos seres vivos referente à sua organização, evolução e relações com o ambiente. O que faz o mesmo atuar em diversas áreas e subáreas de conhecimento entre elas estão as: Análises Clínicas, Botânica, Biologia Celular, Bioquímica, Ciências Morfológicas, Ecologia, Educação, Ciências Morfológicas, Ética, Farmacologia, Imunologia, Fisiologia, Genética, Informática, Limnologia, Parasitologia, Zoologia, Micologia, Microbiologia, Oceanografia, Paleontologia, Saúde Pública. 


Todos que fazem o Polo Limoeiro parabenizam os professores, alunos e técnicos que integram as Ciências Biológicas por suas contribuições que, garantem o desenvolvimento científico e socialmente equilibrado de nosso Estado, País e Mundo.