21 setembro 2011

UFRPE elege primeira reitora de sua história centenária

21 de setembro de 2011


A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) elegeu, na última terça-feira (20/09), Maria José de Sena reitora, a primeira mulher a ocupar o cargo em uma universidade pública no Estado. Na madrugada de terça para quarta-feira, com apuração de mais de 90% das urnas, a chapa Compromisso e Ação, formada ainda pelo candidato a vice-reitor Marcelo Brito Carneiro Leão, foi considerada vencedora, com 45,7% dos votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos.
Os números finais – embora não interfiram na definição da eleição – serão conhecidos na próxima sexta-feira (23/09), quando será apurado o restante dos votos das urnas de papel instaladas em polos de Ensino a Distância.  Até o momento, o candidato Reginaldo Barros tem 28% dos votos da comunidade universitária; Fábio Hazin fica com o percentual de 21,5% e Hélio Cabral, com 2%.
Os indicadores parciais mostram a participação de 7.221 eleitores, sendo 779 professores, 698 técnicos-administrativos e 5.744 estudantes, que possuem igual peso, correspondente a um terço.
Após a apuração total dos votos pela Comissão Coordenadora da Consulta, caberá ao Colégio Eleitoral da UFRPE, composto pelos Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores, indicar os nomes da lista tríplice encabeçada pelos candidatos da chapa vencedora para o Ministério da Educação (MEC).
A professora Maria José de Sena é atualmente pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE. Deu início a sua trajetória acadêmica em 1991, como professora colaboradora do Departamento de Medicina Veterinária, ingressando como professora efetiva em março de 1993. Assumiu funções e cargos como: supervisora da Área de Medicina Veterinária Preventiva/DMV, presidente da Comissão de Ensino/DMV, membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente, coordenadora de Estágios da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e coordenadora do Curso de Medicina Veterinária.
É graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE, além de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicap. Tem doutorados na área de Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia pela UFMG. É presidente da Câmara de Ensino de Graduação e Conselheira dos Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão e Universitário, além da Câmara de Política.
Em âmbito nacional, é membro da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Seleção Unificada - Sisu/MEC/Forgrad. Foi presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad), no período 2009-2010.
O professor Marcelo Brito Carneiro Leão é atual coordenador dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE. Iniciou sua trajetória acadêmica na Instituição, em 1985, quando cursou Licenciatura em Química. Foi vice-coordenador do mesmo curso e diretor do Departamento de Química. Tem mestrado e doutorado em Química Computacional, além de pós-doutoramento em Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências, realizado na Espanha.
O Plano de Gestão de Maria José de Sena e Marcelo Brito Carneiro Leão, durante o quadriênio 2012-2016, prevê linhas de ação, projetos e políticas focados principalmente no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão da UFRPE. Entre outras prioridades, pretendem investir na reestruturação administrativa, na readequação dos espaços físicos e na ampliação da assistência estudantil para alunos da sede, das unidades, dos campi avançados, do Ensino a Distância e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai).
Os eleitos tomam posse em maio de 2012.

Fonte: UFRPE