22 outubro 2011

ENEM 2011 - DICAS

 Fonte: http://ne10.uol.com.br

PROGRAME-SE
meiodia

Horário das provas

Pernambuco não adota o horário de verão. Portanto, há diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília. Nas 72 cidades pernambucanas onde haverá Enem as provas começam às 12h. Os prédios estarão abertos a partir das 11h. Nos Estados que anteciparam o relógio em uma hora, a avaliação está marcada para as 13h.

Documentos necessários

Documentos necessários


O fera deve levar para o local de prova o seu de Cartão de Confirmação da Inscrição (CCI) e um documento de identificação com foto. Além da data, horário e local da prova, o CCI traz informações pessoais do candidato como o seu número de inscrição e a opção de língua estrangeira. O Inep enviou o CCI pelos Correios para todos os candidatos, mas tambem é possível imprimi-lo no site www.enem.inep.gov.br, informando o número do CPF e senha.
Já os documentos de identificação ACEITOS são: cédula de identidade (RG); carteira de trabalho; certificado de reservista; passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia.
NÃO serão aceitos pelo Enem carteira de estudante, certidões de nascimento ou casamento, título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem foto (modelo anterior à Lei nº 9.503/97), crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, danificados, ou ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.
Em caso de perda ou roubo do documento, o estudante deverá levar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 dias da data de realização das provas.
Caneta preta

Caneta Preta

Leve para a prova caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. É aconselhável levar duas canetas, para evitar aborrecimento caso uma delas não funcione.
Celular e aparelhos eletrônicos

Celular e aparelhos eletrônicos

Diferentemente das edições anteriores, será permitido entrar com o aparelho celular no local de prova, desde que esteja desligado, sob pena de eliminação. O celular ou qualquer outro equipamento eletrônico deverá ser guardado, antes do início do exame, em embalagem especial (porta-objeto) fornecida pelo fiscal da prova. A embalagem será lacrada e mantida embaixo da carteira do estudante. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova. Embora as regras tenham mudado, a melhor opção é não levar nenhum tipo de equipamento, já que o Inep não se responsabiliza pela guarda, perda ou extravio de objetos durante a realização das provas.
Cartão-resposta

Cartão-resposta (gabarito)


O estudante precisa estar atento ao preencher os seus dados nos cartões-resposta, na folha de redação e na lista de presença. De acordo com o edital do Enem, a leitura e conferência das informações registradas são de responsabilidade única do candidato.
No cartão-resposta, o estudante deve marcar a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. Uma das novidades deste ano é que também será preciso transcrever, no cartão-resposta, a frase apresentada na capa do caderno de questões.
Prova de língua estrangeira - As questões das duas línguas (inglês e espanhol) vão estar no mesmo caderno de prova. Marque no gabarito apenas as questões do idioma que você escolheu na hora da inscrição. Se tiver dúvida, confira o seu Cartão de Confirmação da Inscrição (CCI). Não é permitido mudar a opção durante a avaliação.
Sair da sala com a prova

Sair da sala com a prova

Só poderão levar os cadernos de questões (provas) os alunos que saírem nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Vale lembrar que os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.
NÃO É PERMITIDO
Duas da tarde

Horário de saída

Deixar o local de prova antes de decorridas duas horas do início do Exame. Como em Pernambuco as provas começam às 12h, o candidato só poderá sair da sala a partir das 14h.
Materiais proibidos

Materiais

É proibido utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros ou dispositivos eletrônicos como: celulares, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio*, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Assim como os equipamentos eletrônicos, os materiais escolares não permitidos deverão ser colocados na embalagem porta-objeto.
* O uso de relógios continua proibido. A novidade é que o Inep, responsável pelo exame, confeccionou um material impresso, chamado de marcador de tempo, que será disponibilizado em todas as salas. A cada hora, o fiscal vai retirar um horário até chegar na última meia hora. A medida atende a uma reivindicação dos estudantes que ficavam apreensivos, sem saber quanto tempo faltava para terminar as provas.