26 março 2014

Educação a distância ganha confiança



Alunos e empregadores que antes resistiam a graduações a distância, já vêem a modalidade com outros olhos. No Brasil, esse tipo de ensino vem conquistando a confiança do mercado. O ensino superior fora das salas de aula também ganha espaço em áreas mais técnicas, como as de saúde, gestão e engenharias. Segundo especialistas, o perfil do candidato e o nome da instituição pesam mais para uma vaga de emprego do que a modalidade do curso.

Segundo a diretora da Resch RH Consultoria, Jacqueline Resch, é pouco comum que os recrutadores perguntem se o curso é presencial ou a distância durante uma entrevista de emprego e os diplomas não especificam a modalidade da graduação. “Ainda existe um pouco de preconceito no mercado. Mas, na era digital, é um contrassenso discriminar alguém que conseguiu seus conhecimentos por meio da tecnologia”, defende.

Em processos seletivos, segundo consultores, os egressos de cursos a distância podem até levar vantagem sobre outros candidatos. “O estudante deve ter bem mais autonomia e disciplina para fazer uma graduação não presencial”, diz o presidente da Associação Brasileira de Ensino a Distância, Fredric Litto. “Algumas empresas preferem profissionais com esse perfil mais independente e questionador”, garante ele, que defende maior expansão dos cursos a distância além daqueles voltados a formar professores.

Fonte: PE Ativo