17 junho 2014

UFRPE comemora centenário de Mário Schenberg

Imagem: divulgação

O Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) receberá no próximo dia 2 de julho, às 18h e 30min, um evento em comemoração ao centenário do físico, político e crítico de arte Mário Schenberg, que faleceu em 1990. Para a ocasião está marcada, uma mesa redonda intitulada “Centenário de Mario Schenberg”.

Participarão a filha do físico, Ana Clara G. Schenberg, José Luiz Goldfarb da PUC-SP, Antônio Carlos Pavão (UFPE e Espaço Ciência), o artista plástico Montez Magno e Antônio Carlos Miranda do EADTec-UFRPE.

Considerado o maior físico teórico do Brasil, Schenberg publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, mecânica estatística, entre outros. Ele teve ativa participação política, sendo eleito duas vezes deputado estadual de São Paulo. Em função de suas ligações com o Partido Comunista do Brasil (PCB), foi cassado e preso mais de uma vez pelas ditaduras militar brasileira.

Mario Schenberg também mantinha grande interesse por artes plásticas, tendo convivido com artistas brasileiros e estrangeiros como Di Cavalcanti, Lasar Segall, Marc Chagall e Pablo Picasso.Atuou também como crítico de arte, escrevendo diversos artigos sobre artistas contemporâneos brasileiros como Alfredo Volpi,Lygia Clark e Hélio Oiticica.