11 junho 2013

UFPE abriu inscrições para ingresso extravestibular nesta segunda 10/06


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu, nesta segunda-feira (10), as inscrições do processo seletivo para ingresso extravestibular ou transferência externa no período 2013.2. Serão ofertadas 1.229 vagas para cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância. Desse total, 1.026 vagas são para livre concorrência e 203 estão reservadas ao sistema de cotas sociais. A seleção será realizada para as categorias transferência externa, reintegração e diplomado. As inscrições podem ser feitas até 4 de julho, no site da Covest.

Os cursos presenciais terão 903 vagas, sendo 748 para livre concorrência e 155 reservadas às cotas. As oportunidades são para o campus Recife e os Centros Acadêmicos de Vitória (CAV), Mata Sul, e do Agreste (CAA), em Caruaru. As graduaçõescom maior número de vagas são design (CAA), com 55 vagas; engenharia elétrica (Recife) - 37 vagas; administração (CAA) - 35 vagas; ciências econômicas (CAA) - 33 vagas; e engenharia cartográfica (Recife) - 30 vagas.

Para cursos a distância, há 326 vagas, sendo 278 para livre concorrência e 48 reservadas às cotas. As oportunidades são para três cursos: matemática (licenciatura) - 181 vagas; letras/língua espanhola (licenciatura) - 115 vagas; e letras/língua portuguesa (Licenciatura) - 30 vagas. Os polos de apoio presencial dos cursos a distância ficam nas cidades de Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Pesqueira, Recife, Surubim, Tabira e Trindade.

A categoria transferência externa é destinada a estudantes de outras instituições nacionais de ensino superior. Já a reintegração vincula o reingresso de estudantes desvinculados da UFPE. A categoria diplomado é direcionada aos egressos de instituições de ensino superior. Todas as vagas oferecidas na seleção foram geradas pelo processo de evasão e retenção.

Taxa e provas
No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma única categoria e curso. Quando couber, o candidato deverá expressar a ordem de preferência por turno e campus, no caso de cursos presenciais, e por polo de apoio presencial, no caso de cursos a distância. A taxa de inscrição custa R$ 90 e o pagamento pode ser feito até 5 de julho.

As provas da seleção serão aplicadas em 28 de julho, das 13h às 18h. As disciplinas serão definidas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato. Os programas obedecerão aos conteúdos do Núcleo Comum do Currículo do Ensino Médio.
O edital e demais documentos referentes à seleção estão disponíveis nos sites da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), Coordenação de Educação a Distância (Cead)  e Covest.

Número de vagas - Letras (EAD):
clique na imagem para ampliar
 

Fonte: G1